Povo Indigena Paiter Suruí
Bem-vindo(a) ao nosso site!
Neste site, trazemos abordagens indígenas que representam a comunidade Paiter Surui e povos indígenas do Brasil. Nosso objetivo é garantir que as vozes e perspectivas das comunidades indígenas sejam ouvidas e representadas nos meios de comunicação e na sociedade em geral. Além disso, buscamos promover a compreensão e o respeito pela diversidade cultural, tradições e línguas indígenas, e denunciar e combater estereótipos, preconceitos e discriminações que afetam as comunidades indígenas. Junte-se a nós nessa jornada de valorização e respeito pela cultura e povos indígenas!
Presidente Geral do Território Paiter Suruí
Almir Suruí - Almir Suruí é o atual Labway Esagá, que significa Líder Maior, e seu vice é Uraan Anderson Suruí. A eleição democrática aconteceu em 2021 e foi a primeira a eleger um presidente do povo Paiter Suruí de maneira democrática, um fato histórico para nosso povo em um novo modelo de gestão territorial. O mandato terá duração de quatro anos e terminará em 2024.
Associação Marimop Gameb Paiter
Organização Social - As associações Marimop Gameb Paiter é essencial para o desenvolvimento e fortalecimento da comunidade, pois elas reúnem pessoas com interesses e objetivos em comum, permitindo que elas trabalhem juntas para alcançar metas e resolver problemas. Além disso, as associações proporcionam um espaço para a troca de conhecimento e informações, bem como para o desenvolvimento de habilidades e liderança. Ao se envolver em uma associação, os membros têm a oportunidade de se conectar com outras pessoas da comunidade e fazer a diferença em sua região. As associações também podem ter um papel importante na promoção da cultura, da educação e do bem-estar social da comunidade, fortalecendo o senso de identidade e pertencimento dos seus membros.
História do Povo Paiter Suruí
Para começar a contar a história do povo Paiter Suruí, é preciso entender todo o contexto histórico de luta, sobrevivência e resistência de um povo que foi praticamente destruído e quase extinto por vários ataques e epidemias. Essa história pode ser dividida em quatro partes: antes do contato, depois do contato, nos dias atuais e nosso futuro.
Antes do contato, os Paiter Suruí viviam em harmonia com a natureza, em um território vasto e rico em recursos naturais. O contato com os brancos trouxe consigo doenças, escravidão e violência, que dizimaram grande parte da população indígena.
Depois do contato, os Paiter Suruí lutaram bravamente pela sua sobrevivência, resistindo à invasão de suas terras e à exploração dos recursos naturais. A partir dos anos 80, o povo Paiter Suruí iniciou um processo de recuperação e fortalecimento de sua cultura e identidade, por meio da criação da Associação Metareila.
Nos dias atuais, os Paiter Suruí continuam lutando pela autonomia de seu povo dentro do seu território, buscando a construção de um sistema interno de gestão que permita a administração de suas leis, políticas internas, economia verde, sustentabilidade, saúde, educação e todas as necessidades básicas que constituem os direitos humanos de cada povo.
O futuro dos Paiter Suruí é marcado pela esperança de um mundo mais justo e sustentável, onde os povos indígenas sejam respeitados em sua cultura, história e tradições.
Centro de formação Paiter Suruí
O centro de formação é onde planejamos e nos organizamos para defesa e preservar o patrimônio cultural e territorial, onde buscamos promover a garantia da biodiversidade e a formação dos povos e lideranças indígenas no intuito de construir e fortalecer a nossa autonomia e direitos.
Fotos do centro de formação e sede da Associação Marimop Gameb Paiter
Objetivos Gerais
Defender o direito dos povos indígenas
Garantir a participação dos representantes indígenas nos debates sobre politicas públicas. Capacitando jovens lideranças.
Saúde e segurança alimentar
Valorização das medicinas tradicionais e não indígenas, garantir saúde e qualidade de vida também na valorização da alimentação tradicional Paiter.
Fortalecer a Econômica do Povo Paiter Surui
Apoia as Atividades gerais dos trabalhadores indígenas, buscando parcerias e capacitação para o melhor desempenho e produtividade
Capacitação dos jovens, Educação e Cultura.
Incentivar e apoia a inclusão dos jovens nas universidades, melhorando a educação em geral do Povo Paiter com a interação dos ensinamentos tradicionais
Sustentabilidade Ambiental
Proteger o Território Sete de Setembro, fiscalizando, reflorestando are-as degradadas e utilizando da melhor maneira o território para a qualidade da biodiversidade e desenvolvimento sustentável em Geral.