top of page
Notícias: Blog2

Projeto Pamine - Renascer da floresta é um dos finalistas para ganhar o prêmio Nobel da Amazônia

" O premio nobel da amazonia (United Earth Amazonia Award), é o novo legado do prêmio Nobel "

Ter sido nominado para o United Earth Amazonia Award representa uma grande honra, uma vez que, assim como no prêmio Nobel da Paz, as indicações de projetos não são abertas ao público, mas feitas por pessoas reconhecidamente comprometidas com a sustentabilidade da Amazônia e representativas dos vários setores sociais, desde órgãos públicos e academia, até líderes comunitários e influenciadores.

Com uma população crescente, confinados territorialmente e sofrendo constantes invasões de sua terra indígena, os líderes decidiram discutir novas formas de pensar o futuro e garantir a qualidade de vida das próximas gerações. Foi nesse contexto que ocorreu a junção entre os conhecimentos tradicionais de manejo da floresta e a ciência do branco, em uma soma de saberes com um objetivo comum: construir, com a participação de toda a comunidade, um plano de futuro para o povo Paiter Suruí. Para cumprir essa missão, em 1989, os Paiter buscaram uma ferramenta não indígena para dialogar e reivindicar seus direitos.

O primeiro passo para construir um plano de futuro para os Paiter foi iniciar um diagnóstico da terra indígena. Para que pudessem planejar os próximos passos, era preciso que todos os Paiter conhecessem, por meio de uma fotografi a da realidade, em que estado a terra indígena se encontrava.

A pós a finalização do diagnóstico etnoambiental e da elaboração do Plano de Gestão Etnoambiental, os Suruí travam discussões para iniciar o reflorestamento da TI Paiterey Karah (Sete de Setembro). A Kanindé destina a eles mudas de espécies de madeiras de lei que receberam de uma doação do Ibama. As mudas são plantadas em esquema de mutirão na aldeia Lapetanha. Todos na comunidade participam: homens, mulheres, jovens e crianças se mobilizam e dividem tarefas. Essa atividade marca o início de uma caminhada de conquistas que os Paiter vêm trilhando na última década. No início do ano de 2006, os Paiter Suruí, organizados em torno da Associação Metareilá, recebem apoio da Associação Aquaverde (organização não governamental da Suíça), em parceria com Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé, para iniciar o refl orestamento mais sistemático da terra indígena.

O projeto de reflorestamento da Terra Indígena Sete de Setembro consiste em plantar árvores úteis em áreas onde a floresta ficou empobrecida. Por isso, entre os Paiter Suruí, o projeto é mais conhecido como enriquecimento da floresta. A ideia é que os Paiter possam se beneficiar no futuro com seus produtos e subprodutos (sementes e frutas) de uma maneira sustentável.


A premiação acontecerá no Teatro Amazonas, em Manaus, no dia 27 de fevereiro de 2023, as 19h00.


Baixe o Projeto Pamine e entenda mais:


Projeto Pamine - renascer da floresta
.pdf
Fazer download de PDF • 4.90MB

43 visualizações0 comentário
bottom of page