top of page
Notícias: Blog2

Explorando as Riquezas da Fauna: Novo Guia de Primatas do Povo Paiter Suruí de Rondônia

É com imensa alegria e orgulho que compartilhamos o lançamento do tão aguardado "Guia de Primatas do Povo Paiter Suruí de Rondônia". Este projeto, liderado pelo dedicado etnoprimatólogo e membro orgulhoso de nossa comunidade, Fabricio Suruí (@fabriciosurui), representa um marco significativo em nossa jornada de preservação da cultura e biodiversidade.

O guia é uma iniciativa inovadora que visa não apenas catalogar as diversas espécies de primatas que habitam nosso território ancestral, mas também destacar a rica interação entre essas criaturas e nosso povo. Cada espécie possui um papel especial em nossa vida cotidiana, carregando consigo significados profundos que transcendem a mera classificação científica.

Desde o intrigante Yaah, que desperta pressentimentos místicos e tensiona nossa comunidade, até o sagrado Arime-iter, fonte de alimento e insumos valiosos para a medicina tradicional, o guia nos proporciona uma visão única e holística de nossa convivência com esses primatas ao longo dos séculos.



Guia de primatas do Povo Paiter Suruí
.pdf
Fazer download de PDF • 4.45MB

Um dos pontos altos do guia é a abordagem cuidadosa em relação à caça, respeitando as tradições e restrições culturais associadas ao consumo de determinadas espécies. A interligação entre as práticas ancestrais e a gestão sustentável do território, exemplificada pelo Etnozoneamento Paiterey Garah, destaca nossa busca constante pela soberania alimentar e cultural.

As ilustrações científicas, gentilmente elaboradas pelo renomado ilustrador Stephen Nash, proporcionam uma representação visual deslumbrante de cada primata, enriquecendo ainda mais a compreensão de nossa fauna.

Este guia não é apenas uma ferramenta educacional valiosa, mas também uma ode à nossa rica herança, reforçando a importância da preservação não apenas dos primatas, mas de todo o ecossistema que compartilhamos. Agradecemos a todos os envolvidos, incluindo colaboradores, instituições e organizações parceiras, por tornar possível esta contribuição significativa para a conservação e celebração de nossa identidade Paiter Suruí. Que este guia seja uma fonte de inspiração e conhecimento para as gerações presentes e futuras! 🌿🐒✨ #PaiterSuruí #GuiaDePrimatas #CulturaIndígena #PreservaçãoAmbiental

70 visualizações0 comentário
bottom of page