top of page
Notícias: Blog2

O filme "O territorio" está na 95ª lista de finalistas do Oscar 2023

"Lista com os indicados deve sair em janeiro. Premiação acontece em 12 de março."


O Território, documentário filmado em Rondônia com ajuda de indígenas Uru-Eu-Wau-Wau é um dos finalistas na disputa por uma vaga no Oscar 2023. Os 15 pré-indicados na categoria de Melhor Documentário Longa Metragem foram anunciados pela Academia nesta quarta-feira dia 21 de Dezembro de 2022.

Estar nessa pré-lista significa que "O Território" venceu uma concorrência prévia de pelo menos 144 filmes. Agora, além dele, outros 14 filmes avançaram na disputa para entrar na categoria de Melhor Documentário Longa Metragem.

O filme documental contou com a participação de cineastas indígenas, teve direção do norte-americano Alex Pritz e produção executiva da ativista Txai Suruí, que ganhou destaque internacional ao discursar na Conferência do Clima de Glasgow, em 2021. Trata-se de uma coprodução entre Brasil, Dinamarca e Estados Unidos.

As gravações capturaram o dia a dia dos indígenas e aliados na defesa da reserva. Takes que renderam momentos emocionantes e dramáticos, em tela, como a notícia do assassinato do ativista Ari Uru-Eu-Wau-Wau, morto em 2020 por denunciar a exploração de madeira na região. Toda a história é contada ao espectador por Bitaté e Neidinha, os fios condutores de “O Território”.


17 visualizações0 comentário
bottom of page