top of page
Notícias: Blog2

Invasões e falta de assistência, indígenas de Guajará Mirim pedem saída do coordenador da Funai.






Nesta sexta-feira (29), aconteceu no município de Guajará-Mirim uma reunião com lideranças indígenas da região de fronteira do Brasil com a Bolívia, no estado de Rondônia. O objetivo do encontro foi falar sobre a situação de invasões na Terra indígena Igarapé Lage.

“A gente nunca tinha ouvido falar em invasão de terra aqui e agora estamos vivendo isso dentro do nosso território", diz o professor indígena, Nelson morete, com o sentimento de preocupação.

Além disso, também foi debatido a questão do pedido de retirada do atual coordenador regional da Funai de Guajará-Mirim, Euro Ferreira Guedes.

Durante o mês passado, indígenas de 26 aldeias realizaram uma semana de protestos para a saída do atual coordenador. Ainda de acordo com os indígenas, ele adotou uma gestão anti-indígena que não dialoga com os povos indígenas daquela região, dificulta a escoação de produção da agricultura familiar, além de impedir a execução de vários projetos nas terras indígenas, como, por exemplo, a instalação de internet nas aldeias.






“Nós estamos aqui a mercê da sorte!”, afirma o líder indígena Arão Oro Waram Xijein.

De acordo com os indígenas, uma denúncia formal deve ser apresentada ao Ministério Público Federal no início de agosto.

O líder maior do Povo Paiter Suruí e pré candidato a Deputado Federal pelo Estado de Rondônia esteve presente no evento e falou sobre todos os problemas indígenas na região. Entres eles, a invasões de terras e a importância de ter políticas públicas que possam defender os direitos dos povos indígenas. O líder tratou da importância de eleger agentes públicos indígenas ou de pessoas que de fato tenham tenham interesse em assuntos do meio ambiente.





“A gente precisa está unido. Chegou a hora de mostrar para os políticos que não fazem política com responsabilidade, que nós sabemos fazer política com responsabilidade!”, diz Almir Suruí em seu breve discurso.

Essa é a primeira vez que o Estado de Rondônia tem um indígena concorrendo a uma cadeira na Câmara dos Deputados em Brasília.

176 visualizações0 comentário
bottom of page