Extrativismo de Castanha do Brasil no Território indígena do Povo Paiter

"Extrativismo significa resumidamente todas as atividades de coleta de produtos naturais"

Criança Paiter segurando um ouriço de castanha

A atividade de coleta de castanha já é um atividade comum e tradicional para o Povo Paiter Suruí, usada de varias maneiras na culinária tradicional é uma das principais fontes de aminoácidos, vitaminas, minerais e fibras alimentares. Além de todos esses benefícios a arvore castanheira é uma arvore sagrada para o Povo Paiter Suruí, assim como varias outras arvores dentro da floresta.

Sendo uma arvore importante ela é uma arvore protegida dentro do território sendo incluída no monitoramento do território, muitas das castanheira tem sua numeração e registro de localização e assim podemos cuidar de cada uma. Todo trabalho com o extrativismo de castanha é feito com muito amor e carinho, onde esses cuidados e amor com a floresta foi reconhecido e conseguimos o certificado de selo de qualidade FSC.

A Certificação FSC é a entrega de benefícios comerciais, garantindo responsabilidade ambiental e social, através de um selo. FSC é a sigla para Forest Stewardship Council, que em português significa Conselho de Manejo Florestal. Criado no início da década de 90, é uma organização independente, não governamental, sem fins lucrativos que promove o manejo ambientalmente adequado, socialmente benéfico e economicamente viável das florestas ao redor do mundo.

Extrativismo de castanha dentro do território Paiter Surui

Hoje o FSC está presente em mais de 80 países e é considerado o selo verde mais reconhecido no mundo. Isso porque ele é o único sistema criado e mantido por representantes dos setores ambiental, econômico e social.

Não são 100% da produção de castanha do Povo Paiter Suruí que contem o selo FSC, mas estamos em busca desse objetivo, temos muito a melhorar o trabalho dentro do território, estamos trabalhando muito e com vários objetivos futuros dentro da Cooperativa Garah- iTxa, essa é principal cooperativa do Povo Paiter. Além do nosso Povo estamos estreitando parcerias com Povo Indígenas da região, são eles o Povo cinta-larga e Uru eu wau wau.

Estamos Procurando Compradores potenciais de Castanha e Parceiros que possam fortalecer as atividades de extrativismo dentro de território, assim fortalecer a economia sustentável da comunidade e ajudar no monitoramento e proteção da Floresta e biodiversidade.

Para mais informações de negociação basta entra em contato com o numero de whatssapp do Presidente da Cooperativa Celso lamitxab Suruí: (+55 69 99223-2002)

link do whattsapp: www.encurtador.com.br/vy467

77 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo