Associação Metareilá do Povo Indígena Paiter Suruí

Metareilá na linguagem dos Paiter Suruí significa local de Reunião. Onde planejamos e nos organizamos para defesa e preservar o patrimônio cultural e territorial, onde buscamos promover a garantia da biodiversidade e a formação dos povos e lideranças indígenas no intuito de construir e fortalecer a nossa autonomia e direitos.

Sede da Metareilá

70392918_2511677522230991_48391078524653

BREVE HISTÓRIA

Desde o contato oficial, em 1969, a aproximação com os não índios trouxe profundas mudanças sociais entre os Paiter. Estas, entretanto, não anularam nossa índole de guerreiros e motivação para lutar pelo reconhecimento e integridade de nosso território. Durante todo o período desde 1500 aos tempos atuais, somos constantemente ameaçados, antes pelos colonizadores e hoje por madeireiros, garimpeiros e pela omissão dos órgãos governamentais que deveriam defender firmemente os Direitos Humanos e a constituição de 1988 que representou um avanço ao criar um sistema de normas a fim de proteger os direitos e interesses indígenas que antes disso nem se pensava. Ficamos isolados e fugindo da colonização até o ano de 1969 devido a nossa força de vontade de sobrevive livres, com nossa autonomia e orgulho pelo direito a vida, durante a colonização do Brasil o Povo Paiter se deslocou da região central do Pais para a região norte adentrando a floresta densa que existia naquela época, outros povos que também estavam lutando pela vida seguindo a mesma direção com medo das epidemias e contatos anteriores que dizimaram grande parte da sua população, começaram entra em guerra entre indígenas contra indígenas, tornando mais difícil a sobrevivência na floresta onde de um lado havia os colonizadores avançando e destruindo tudo oque viam pela frente e do outro lado vários povos indígenas fugindo e com medo guerreavam com quem aparece-se. Os líderes Paiter como estratégia decidiram se fixa naquela região (hoje chamada de Território Sete de Setembro) para evitar conflitos com outros povos e decidiram tentar o contato pacifico com os não indígenas mais uma vez.

Antes do contato os Paiter Surui eram um povo com mais de 5.000 indivíduos e após o contato esse numero foi reduzido a aproximadamente 290, onde quase fomos extintos.  

Objetivos Gerais

Defender o direito dos povos indígenas

Garantir a participação dos representantes indígenas nos debates sobre politicas públicas.  Capacitando jovens lideranças.

 Saúde e segurança alimentar

Valorização das medicinas tradicionais e não indígenas, garantir saúde e qualidade de vida também na valorização da alimentação tradicional Paiter.

Fortalecer a Econômica do Povo Paiter Surui 

Apoia as Atividades gerais dos trabalhadores indígenas, buscando parcerias e capacitação para o melhor desempenho e produtividade

Capacitação dos jovens, Educação e Cultura.

Incentivar e apoia a inclusão dos jovens nas universidades, melhorando a educação em geral do Povo Paiter com a interação dos ensinamentos tradicionais 

Sustentabilidade Ambiental

Proteger o Território Sete de Setembro, fiscalizando, reflorestando are-as degradadas e utilizando da melhor maneira o território para a qualidade da biodiversidade e desenvolvimento sustentável em Geral.

Território do Povo Paiter Suruí um exemplo de proteção da biodiversidade e desenvolvimento Sustentável no Brasil

Principais Atividades

A Associação Metareilá foca no desenvolvimento sustentável e o trabalho que desenvolvemos tem como objetivo fortalecer a autonomia do povo Paiter Surui. Na busca de uma qualidade de vida, buscando garantir os direitos dos povos indígenas, respeitando o meio ambiente, com profissionalismo, muito trabalho e planejamento.

Acompanhe nossas atividades nas Redes Sociais

IMG_0402.JPG

CONTATO

Associação Metareilá do Povo Indígenas Paiter Suruí

Obrigado pelo envio!

  • Black LinkedIn Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Google+ Icon
  • Black Instagram Icon