top of page
Notícias: Blog2

A primeira ministra dos Povos Indigenas do Brasil

"Sônia Guajajara será a primeira ministra dos Povos Indígenas"

Deputada disputava a vaga com mais outros dois cotados para o cargo: Joênia Wapichana (Rede-RR) e o vereador Weibe Tapeba (PT-CE). O Presidente Lula chegou a indicar que, na verdade, poderia criar uma secretaria especial em vez de um ministério, ideia foi não aceita pelas lideranças indígenas.

O novo ministério, de acordo com pessoas envolvidas na estruturação da pasta, vai englobar a Fundação Nacional do Índio (Funai) e pode funcionar com o seu orçamento em um primeiro momento. A transferência da fundação, que hoje está sob o Ministério da Justiça, para os Povos Indígenas, foi um dos entraves para a formulação do organograma da pasta, uma vez que há questões burocráticas que precisam ser resolvidas.

A Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), órgão com uma verba relevante de política indígena, no entanto, deve continuar sob responsabilidade do Ministério da Saúde. Alega-se que uma alteração drástica em todas as instâncias da política indígena agora poderia complicar a operação de áreas importantes, como a saúde.

A escolha de Guajajara para o ministério desfalcará a bancada indígena no Congresso. Sem a presença de Joênia Wapichana (Rede-RR) na próxima legislatura, apenas Célia Xakriabá (PSOL-MG) será diretamente ligada ao movimento indígena na Câmara.


56 visualizações0 comentário
bottom of page