top of page
Notícias: Blog2

Povo Indígena Karipuna é atingido pela Chia do Rio Jaci Paraná e ficam desabrigados em RO

Sérgio Suruí e Luciene Kaxinawá


20 de março/ Porto Velho -  Rondônia 


Neste fim de semana o líder indígena Adriano Karipuna divulgou em suas redes sociais a situação que o povo Karitiana está passando no Estado de Rondônia, adriano relata a preocupação sobre a enchente do Rio Jaci Paraná localizada Terra Indígena Karipuna. 





A Comunidade foi atingida pela enchente desabrigando moradores, segundo relatos, o Rio está se subindo  muito rápido,  e o local onde é  realizada a geração de energia e internet para a comunidade  corre o risco de ser inundado comprometendo a comunicação dos indígenas com as autoridades para quem eles possam solicitar ajuda. O líder indígena  pede ajuda neste momento, situação muito complicada para moradores da região, Adriano relata que é a segunda vez que a comunidade Karipuna sofre enchente, primeiro enchente aconteceu no ano de 2014 onde família de Adriano foi a vítima de enchente. 

                        

 Foto: Adriano Karipuna/André Luiz e Erick Karipuna


Três famílias atingidas pela enchente estão desabrigadas por perda e danos da casa onde moram.  Segundo Adriano, moradores das comunidade estão ilhados por causa do nível do rio. "E quero e autorizo por situação de emergência circulam meu áudio para qualquer autoridade" diz Adriano em seu relato de preocupação. Em um áudio enviado para comunicadores indígenas da Coiab(Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira).                               

                           

                       Foto: Adriano Karipuna 


Território Karipuna localizada em Capital de Rondônia - Porto Velho, geograficamente 05:horas de barco partindo de distrito Jaci Paraná para ter acesso ao comunidade, Adriano pede ajuda para o seu povo que está , sem acesso terrestre e com a rodovia interditada pela Polícia rodoviária federal que informou pelas Redes sociais que houve Interdição total em ambos os sentidos na BR 364, Km 1033, distrito de Extrema o que tbm impacta na comunidade de Jaci Paraná. 


Segundo o anúncio oficial houve desbarrancamento nas laterais da pista, além do surgimento de um enorme buraco.”A fim de preservar vidas e de evitar acidentes, a PRF realizou o isolamento total das faixas em ambos os sentidos.O DNIT, órgão responsável pela manutenção e reparo da via, já foi acionado. Não há previsão para liberação.”

18 visualizações0 comentário
bottom of page