top of page
Notícias: Blog2

[INSPIRAÇÃO] Txai Surui e Neidinha foram homenageadas no palco do Domingão, Tv globo.

"Txai Suruí e Neidinha foram as vencedoras do Troféu Inspiração do #MelhoresdoAno. Por defendem e lutar pelos povos indígenas através da Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé."


As duas homenageadas de hoje são mãe e filha, unidas pela mesma luta. A filha se tornou conhecida mundialmente ao discursar na Conferência do Clima (COP-26), em 2021 diante dos maiores líderes globais, anunciou a atriz paraense Dira Paes.

Neidinha e Txai Surui

Ivaneide Bandeira Cardozo e Txai Suruí, destacaram-se no domingo de Natal como as duas maiores ativistas indígenas de Rondônia sendo homenageadas com o ‘Troféu Revelação’, do programa ‘Domingão do Huck’, da Rede Globo.

Txai atua como coordenadora da Kanindé, e reforçou que sua luta é um trabalho de continuidade de seus pais e avós. "Eu queria dedicar essa homenagem ao meu povo e a todos os povos indígenas desse país que há mais de 500 anos estão lutando por nossos territórios, para que a gente viva", afirmou a jovem em seu discurso. Ela lembrou ainda as lideranças indígenas assassinadas por suas lutas.


32 visualizações0 comentário
bottom of page