top of page
Notícias: Blog2

Canal no Youtube sobre Plantas medicinais do povo Paiter Suruí

A tecnologia e a internet é a maior ferramenta de comunicação do mundo, mudando todo o modo de viver nos dias de hoje, colocando pessoas e ideias de mundo inteiro em um só lugar. Partindo dessa ideia os povos indígenas que hoje tem acesso e conhecimento de uso, a cada dia mais se tornam mais presentes no modo geral, com redes sociais, facebook, grupos no WhatsApp, youtuber, tiktok, estão em todos os lugares, mostrando sua cultura, buscando conhecimentos, divulgando acontecimentos. Uma nova geração começa a levantar, novos lideres, em um novo mundo, novos sonhos, cheio de esperança coragem e vontade.

Assim começa a historia de Canal sobre plantas medicinais do povo Paiter Surui, criado por SERGIO SURUÍ da aldeia lapetanha, no território sete de setembro em Cacoal-Rondônia.


Segundo Sergio a ideia inicial era aprende mais sobre sua cultura, aprende sobre as plantas medicinais, algo que não é mais repassados para os jovens com frequência nos dias de hoje, são poucos que se interessam realmente em aprender e guarda os conhecimentos para as futuras gerações. Usando a tecnologia para criar vídeos, trás a garantia do armazenamento de saberes, facilitando o acesso, para os próprios povo, podendo utilizar o conteúdos nas escolas, como materiais de pesquisa e em qualquer lugar que estiverem. quer levar para as futuras gerações tudo oque esta aprendendo com o seu avô e com isso ensinar seus filhos e netos os saberes ancestrais.


Sergio Surui segurando um planta medicinal

Seus primeiros passos rumo a tecnologia, só foi possível através da busca pelos estudos, graduando na Universidade Federal de São Carlos no curso de Gestão e Análise Ambiental, Sergio vem se aprimorando cada dia mais, para trazer melhorias para sua comunidade, sua família. Lembrando que só foi possível a entrada na faculdade através do vestibular indígenas que a Universidade Federal Oferece aos Povos do Brasil.

Devia a pandemia, as aulas estão sendo on-line, podendo esta na aldeia e assistindo as aulas via internet, nas horas vagas se dedica a ajuda nos trabalhos agrícolas que sua família desenvolve, filmando o dia a dia, e buscando coletar os conhecimentos das plantas medicinais no restante do dia. Além do Canal de Plantas Medicinais, na juventude Paiter também temos o Canal da Natalia Surui, que mostra seu dia a dia na confecção de artesanatos e também sobre curiosidades da cultura em geral.

No video Natalia ensina a fazer o cordão dos colares tradicional da festa Mapimay, festa da criação do mundo, segundo os mitos e lenda dos Paiter. Sergio e Natalia são exemplos da importância e influencia das tecnologia no mundo cultural, fazendo a fusão de conhecimentos e compartilhando com todos, os seus saberes, seu modo de vive com muita alegria..

Para acessa os canais:

- Serio Suruí ( Plantas Medicinais): https://www.youtube.com/channel/UCR_Tq6kmTONORfrjs9LsChQ

- Natalia suruí ( Artesanato e cultura Paiter): https://www.youtube.com/channel/UCw2gBPaA2QqWiJt4-WeLlbQ


2.587 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page