PAITER SURUÍ CONTRA O COVID-19

PEDIDO DE SOCORRO:

    O Povo Paiter Suruí, através desta, vem expor a atual situação da comunidade em fase do coronavírus. A primeira vitima da pandemia foi o liderança indígena Paiter IABIBI SURUI, no dia 24 de agosto, ainda de LUTO o Povo Paiter tem mais uma perda irreparável de  RENATO LABIWAY SURUI, no dia 28 de agosto, professor Indígena e líder que buscava nossos direitos no âmbito da educação indígena. A terceira vitima ocorreu no dia 31 de agosto, Infelizmente o povo Paiter perde mais um membro de nossa família YABALAPIXI FABIO SURUÍ. Esta situação não é fato isolado do Povo Paiter Suruí, pois várias comunidades indígenas do estado de Rondônia e do Brasil se encontram na mesma situação.

    Apesar da grave situação do Povo Suruí, medidas urgentes ainda não foram tomadas para conter o vírus dentro das comunidades e os indígenas em estado grave que correm risco de morte ainda não foram transferidos para a UTI por falta de leitos.​ É de extrema importância que cada aldeia se mantenha em isolamento, sem qualquer atividades que comprometa a vida de nossos anciões e familiares e isso só sera possível se a alimentação básica esteja disponível para as famílias se mantiver em isolamento, pedimos a ajuda de todos que tiverem condições de ajudar, o simples compartilhamento dessa mensagens já nos ajudaria bastante nosso apelo.  

 Renato Labiway Surui, in memorial.

PORQUE DOAR?

Por conta da pandemia do Novo Coronavírus, a situação dos povos indígenas, que já era muito difícil, ficou ainda pior. Muitas aldeias dependem da venda de seus produtos (farinha, castanha, café, artesanato, etc), e esse comércio foi prejudicado ou, na maioria dos casos, totalmente parado. Vale lembrar ainda que o sistema imunológico dos indígenas é diferente das demais populações porque seus corpos não estavam ou estão acostumados com muitas doenças. Para agravar a situação, na maioria dos casos, o acesso à saúde é mais difícil para os povos da floresta, que historicamente foram massacrados por enfermidades antes desconhecidas e agora correm risco de genocídio.

DOAÇÕES: Você pode doar pelo Paypal, por transferência bancária ou transferência bancaria. Se não conseguir colaborar com nenhuma quantia, uma grande ajuda é compartilhar essa campanha nas suas redes sociais.

Campanha Paiter Surui contra covid-19 (CATARSE):

 

Outras formas;

ou,

Transferência Bancária

Itaú (código 341)
ASSOCIACAO METAREILA DO POVO INDIGENA SURUI


CNPJ: 22.858.310/0001-84


Agência: 7945
Conta Corrente: 11534-8

Acompanhe nossas Atividades nas redes sociais:

Facebook.                                                                 Instagram.

  • Instagram

(69) 3443-2714

Rua: Geraldo Cardoso Campos, 4343 - Josino Brito, Cacoal - RO, 76961-496, Brazil

©2020 por Associação Metareilá.